Garantir a participação e a colaboração da rede de ensino e da sociedade civil na educação é uma das nossas premissas de trabalho. Por isso, a Mobilização Sociopolítica é um eixo essencial do trabalho do ICEP, pois é ela que garante o envolvimento e a participação da sociedade na construção das políticas públicas municipais de educação.
O propósito da Mobilização Sociopolítica é contribuir para a participação democrática, a colaboração e a articulação intersetorial, tendo em vista o incremento do impacto e a continuidade das políticas públicas educacionais nos municípios parceiros.

As ações de Mobilização Sociopolítica integram o plano de trabalho da formação continuada desenvolvido nos municípios parceiros. Os eixos que orientaram as ações nos municípios são: a Colaboração, a Convergência de interesses e propósitos e a Participação democrática
Atuação em redes
O Instituto Chapada é reconhecido por ser pioneiro no fomento aos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) no país, quando iniciou a atuação há mais de 20 anos com 12 municípios da Chapada Diamantina.
Atualmente atuamos como parceiros técnicos dos ADEs e fomentadores da colaboração intermunicipal em educação, pois acreditamos que o trabalho em cooperação e colaboração é um caminho eficiente para ampliação das ações, redução de custos, trocas de experiências e fortalecimento das redes municipais de ensino.
Acreditamos que o trabalho em rede encurta caminhos, amplia conexões e potencializa soluções para problemas que, sozinho, não seria possível superar. Por isso, atuamos em duas grandes redes no Brasil e na América Latina, na luta pela garantia do direito à educação.
“Os ADEs são uma forma de cooperação horizontal e se constituem numa gestão em rede. Os Municípios com proximidade geográfica e semelhanças sociais e econômicas cooperam para superar problemas e dificuldades comuns a eles.” (Fernando Abrucio).
Fazemos parte Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação, que reúne diversas iniciativas regionais em educação (consórcios, arranjos e outras formas de colaboração intermunicipal), visando o fortalecimento dessas iniciativas que apoiam as redes municipais de educação na garantia de direitos educacionais. Integramos o Conselho Gestor, representados pela Diretora de Relações Institucionais, Fernanda Ramos, colaborando com o debate e fortalecimento da rede.
Integramos a Rede Latino-Americana de Alfabetização, que reúne pesquisadores e profissionais da educação da América Latina, criada na década de 80, por Emília Ferreiro e relançada em 2023. Seu propósito é compartilhar e ampliar as discussões acerca da alfabetização, considerando seus aspectos psicolinguísticos, sócio-históricos e didáticos – ancorados na perspectiva construtivista psicogenética, com base nos estudos desenvolvidos pela pesquisadora Emília Ferreiro. A nossa diretora pedagógica, Elizabete Monteiro, integra a diretoria da Rede.