Atuamos por meio da formação continuada em serviço para profissionais da educação; da mobilização sociopolítica dos representantes da rede de ensino, gestores e familiares – envolvendo a todos no debate público da educação; e da produção de conhecimento, desenvolvendo conteúdos didáticos em colaboração com os profissionais das redes parceiras. Acreditamos que a educação deve ser feita de forma colaborativa e participativa por todos os seus representantes.
Territórios Colaborativos pela Educação
A Tecnologia Territórios Colaborativos pela Educação, desenvolvida pelo ICEP, articula 3 ações estratégicas consideradas fundamentais para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos estudantes.
A primeira consiste na implementação de um conjunto de formação continuada dos educadores das redes de ensino. Entende-se que todos os sujeitos precisam estar em formação, para que os resultados da aprendizagem dos estudantes sejam qualificados. Por este motivo, é fundamental instituir uma dinâmica de formação no interior das redes de ensino. Além disso, é imprescindível que as ações formativas estejam diretamente relacionadas às práticas profissionais de cada sujeito e à gestão da aprendizagem dos estudantes.
A segunda ação estratégica é de mobilização sociopolítica dos sujeitos vinculados ao contexto educacional. Para isto, devem ser realizadas ações de mobilização inicial, nas quais os educadores, gestores e comunidade participem das decisões e responsabilidades a serem assumidas por todos.
A terceira ação estratégica é a produção de conhecimento que parte da premissa de que os educadores têm o direito de acesso ao saber construído coletivamente. Daí a necessidade de publicação das experiências bem sucedidas, das boas práticas pedagógicas e das reflexões sobre as dificuldades e caminhos trilhados para a superação.
A Tecnologia Social ICEP, Territórios Colaborativos pela Educação, engaja o conjunto de profissionais da educação – além de familiares, estudantes, representantes da sociedade civil e gestores públicos – de um determinado território, na melhoria da aprendizagem das crianças. A Tecnologia Social ICEP também é pioneira nos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), que reúnem municípios de um mesmo território, para juntos investirem na melhoria da educação.
A formação de um Território Colaborativo favorece:
• a implantação da formação continuada no contexto de trabalho;
• a troca de experiências entre redes;
• a disseminação de boas práticas educacionais em diversas regiões;
• o estabelecimento de um ciclo de lideranças formativas nas redes
públicas de ensino;
• a amortização dos custos de cada parceiro, com os municípios de
pequeno, médio ou grande porte, dividindo os gastos das ações
formativas;
• a participação de parceiros privados; e
• o processo educacional como parte de um contexto cultural.