A+ A-

A formação continuada em serviço é um direito das/dos educadoras/es 

O desenvolvimento profissional dos educadores é a maneira mais efetiva de levar a uma transformação da educação em qualquer país. Por isso, a proposta do ICEP abrange não somente a formação continuada em contexto de trabalho de professoras/es, mas também de coordenadores pedagógicos, de diretoras/es escolares e das equipes técnicas, tecendo-se, assim, a cadeia distributiva da formação. 

A formação de todos os educadores de uma rede visa levar autonomia aos municípios, que adquirem condições de dar continuidade ao processo formativo depois do término da parceria com o ICEP O processo formativo pode durar de um a quatro anos, dependendo das fases que o município escolhe percorrer.

A proposta pedagógica do ICEP é alicerçada na teoria construtivista-sociointeracionista e na crença absoluta de que cada pessoa é sujeito da sua história, cultura e aprendizagem. Para o ensino da leitura e escrita a concepção psicogenética é a base de todo o trabalho formativo. 

O foco no desenvolvimento da atuação profissional de educadores responde a uma inquietação antiga, derivada da sensação de que a maioria das propostas formativas realizadas em nosso país, por melhores que sejam, não respondem à necessidade e cultura locais. 

O respeito a cada sujeito e à diversidade está na base do modelo desenvolvido pelo ICEP. A inovação da proposta está em conceber a formação continuada como direito de todos os educadores de um município em espaços de diálogo com os pares – em rede, na escola, entre escolas, entre municípios e entre territórios. 

Usando a teoria da homologia de processos e a estratégia metodológica de tematização da prática como subsídio para que o educador observe sua própria atuação e reflita sobre ela, percebendo os pressupostos que a respalda, o formador intervém com o educador, o coordenador com o professor e esse com os estudantes. Esse encadeamento é fundamental no processo educativo para orientar a busca de soluções aos problemas do ensino e da aprendizagem.

A Escola de Formadores do ICEP promove formação continuada para os nossos formadores. 

Nas Assessorias Pedagógicas, que acontecem ao longo do ano,  as/os formadores  se aprofundam nas temáticas que estão sendo desenvolvidas nas redes de ensino, fortalecendo a atuação da equipe dos diversos segmentos, que atuam nos municípios parceiros. As formações foram realizadas por assessores especialistas nas temáticas de alfabetização, educação infantil, currículo, matemática e mobilização sociopolítica. Além de ampliar a atuação dos formadores, as temáticas abordadas são focadas no fortalecimento dos planos de ensino municipais, como

as Questões Socialmente Vivas (QSV) no currículo, os pressupostos da alfabetização construtivista psicogenética e a participação da rede de ensino na política municipal de educação.